quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

MIUT 115 a 115 dias

MIUT 115

Bem estamos a 115 dias do começo do MIUT na sua 8º edição. São 115km que começam no dia 23 de Abril à meia-noite em Porto Moniz na Madeira e que num tempo máximo de 32h os corredores deverão chegar a Machico – pelo menos é isso que eu espero.

Na verdade não estou nada preparado para esta prova, raios, nem para fazer uma maratona em menos de 4 horas em terreno plano, mas porque raio me propus a percorrer 115km num dia com vários quilómetros verticais!!!???  Talvez seja a resposta mais difícil de encontrar, mas basicamente porque posso – ou melhor deixaram-me inscrever - e raios adoro um desafio. Não vou fazer uma ultra maratona só porque sim, mas porque faz parte de um plano maior, um plano que inclui MDS e UTMB entre outras.

Tudo começou à dois anos e meio quando saí do Dubai e comecei a trabalhar em França , na zona de Paris e depois de mais de cinco anos de sedentarismo resolvi reduzir o peso dos 95 para um peso que me deixasse apertar os sapatos sem ficar sem fôlego. Pois é! Estava assim de gordo, no limite da obesidade pela tabela o BMI (Body Mass Index) ou em bom português o IMC (índice de massa corporal).

Comecei a correr, aos poucos, depois comecei a correr mais longe e mais rápido, sempre sozinho até me inscrever para a minha primeira prova de 10km que consegui fazer em menos de 1h! Foi uma vitória, para quem não corria à tanto tempo, raios não corria assim desde que no ano de 98/99 treinava com o meu amigo Orlando Lino. Raios agora que penso nisso foram mais de 13 anos sem correr. Bem quando me mudei para Espanha em 2008 cheguei a correr em Barcelona mas sem grande consistência…

Já voltarei ao passado mas agora fica a razão que me trouxe de novo ao blogue. Vou transformar este blog no diário da preparação do MIUT. Já estou inscrito e já tenho o bilhete para a Madeira. Levo o meu cunhado que sendo de lá e conhecendo bem o terreno me vai dar uma preciosa ajuda, pelo menos assim espero, porque ele agora está em Portugal e eu estou a 6600km de distância no Sultanato de Omã!

Hoje vou treinar uma hora porque ainda estou a recuperar da cirurgia a que fui submetido à pouco mais de um mês. Claro que foi logo a seguir à minha inscrição no MIUT que, numa ida ao médico, um problema de saúde ditou um internamento e uma cirurgia que me ia impossibilitar de treinar durante 3 semanas e condicionar o treino durante os próximos 3 meses. Ainda assim vou fazendo o que posso. Tenho a sorte de já não estar com 95kg, de ter tempo para treinar pelo menos uma vez por dia se assim o desejar, e ao contrário dos países vizinhos Omã tem bastantes montanhas, algumas das quais atingindo as inclinações que espero encontrar no MIUT - até descobri uns magnificos degraus escavados numa montanha que vão da cota 600 até à cota 2000!


Bem já me alonguei bastante nesta introdução mas vou deixar mais pormenores da minha viagem de corredor de sofá ao MIUT 115 em 115 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário